23
- jacmoreira2001
- 3 de nov. de 2024
- 6 min de leitura
Carta para a Joana de 13 anos:
Olá!! Daqui fala a Joana do futuro. Na semana passada fizémos 23 anos. Eu sei, parece imenso. Lembras-te de quando tínhamos 5 anos e olhávamos para os meninos de 8 e pensávamos “ como é que eu vou ser quando tiver 8 anos ?” Pois, neste momento deves estar a pensar como serás quando tiveres 23. Já te conto! Sabes essa pressa que tens para seres crescida? Vai desaparecer por volta dos 20. Vais deixar de ser adolescente e muito menos uma criança e isso vai-te custar. Cada vez mais vais ser consciente das tuas ações e de como as mesmas podem afetar a tua vida e a dos outros. Essa nuvem da autoconsciência vai perseguir-te para sempre e não te vais conseguir livrar dela. Terás de aprender a lidar com a sua presença, a utilizá-la de forma inteligente e a não deixar que te assombre. Tenho tantas coisas para te dizer!! Sei que as tuas maiores preocupações de momento são decorar a letra de todas as músicas dos One Direction, esticar o cabelo todos os dias porque odiamos os nossos caracóis, não perder os óculos, conseguir um 4 a Educação Visual, fazer com que o David goste de ti, tentar comunicar com os pais ou com a Inês sem haver uma discussão (por culpa tua, digo-te já!), conseguir cantar como a Rafaela, não perder o anel de Best Friends Forever que tens com a Madalena e a Carolina, lidar com as dores mortíferas do período e conseguir fazer a espargata na ginástica. No entanto, há coisas que gostava que soubesses! Sei que é dificil entender agora, mas estás a passar por uma coisa chamada puberdade que faz com que vejas tudo através de umas “lentes exagerantes”. Tudo parece muito dramático e intenso, mas é normal e faz tudo parte do plano, confia!
Para te (tentar) acalmar um bocadinho, vou dar-te alguns Spoilers:
O pai e a mãe também estão a aprender a lidar com a tua adolescência, e estão a fazer um ótimo trabalho. Sei que agora é dificil entender, mas eles estão do teu lado! E podes mesmo contar com eles para tudo.
A Inês é o teu bem mais precioso. Sem ela nada faz sentido por isso pára de ser parva e sê amiga dela. Podem ser as duas igualmente boas Directioners, está tudo bem.
Nesta tens de ser forte: O Zayn vai sair da banda, os One Direction vão fazer uma “pausa” que não vai ser pausa, vai ser um fim e isso vai devastar-te. Acima de tudo, podes continuar a dizer que não é só uma fase, porque não é. Passados 10 anos continuamos fãs numero 1 (a Inês é número 2) deles, e o amor incondicional por esses 5 branquelas ingleses que não conhecemos de lado nenhum vai continuar.
Vais começar a acreditar em Deus. Sim, muito estranho, mas depois vais perceber. Não te preocupes, não tiveste nenhuma experiência traumática que te fez ver a luz do Senhor, nada disso. Foi uma coisa boa!! A tua família vai achar estranho mas vão apoiar-te. E como é óbvio a Inês vai gozar, prepara-te. E pára de gozar com as tuas amigas católicas sff, mais tarde vais ser uma delas.
PÁRA DE ESTICAR O CABELO!! Ouve os pais pelo amor da Sandra! Isso faz mal à saúde e não vale mesmo a pena. Mais tarde vais assumir os caracóis e vais adorar. Ah e já agora, não ponhas aquela porcaria de camomila que encontraste no Celeiro no cabelo. Vais ficar ruiva e vai ficar péssimo. Vais mentir à tua familia e amigos todos e negar que pintaste o cabelo e fazer disso o teu segredo mais bem guardado para quê? Lamento informar: não é segredo nenhum, toda a gente sabe que estás a mentir - essa cor não é tua nem aqui nem na lua.
Vamos continuar a ser distraídas mas vai melhorar!! Já não perdes tudo por todo o lado por isso estamos num bom caminho!! No entanto, continuamos péssimas a decorar caminhos. Continua a tentar!
Estás a dar o teu máximo na escola e a mais não és obrigada. Não tens de ser a melhor. És boa aluna e responsável e isso é suficiente.
O que estás a passar é o primeiro de muitos desgostos amorosos, e é muito importante para aprendermos e conseguirmos lidar com os próximos! Mas calma, a nossa vida amorosa não são só desgostos! Já tivémos namorados (eu sei, que nojo!) e também já partimos alguns corações. Neste momento estamos bem e muito conscientes do nosso valor, e não aceitamos ninguém abaixo do mesmo!
A música é uma parte muito importante da tua vida. Não faltes às aulas de piano nem às de guitarra (tens de perder o medo da professora Heloisa de uma vez por todas), continua a cantar. Não vais fazer da música a tua vida (pelo menos até agora) mas vai ser o teu hobby preferido. Ah e o pai vai aprender a tocar guitarra! Vais poder cantar com ele !!!
As amizades são um tema sensível. Algumas delas vão desapontar-te no futuro. Vais perder algumas e ganhar outras. Mas descansa - só perdes as que não são importantes! As que realmente te fazem falta vão durar. Vais aprender a reconhecer os teus erros (coisa que ainda não sabes bem fazer) e também a não te culpares de todos os males do mundo. Acima de tudo lembra-te de que a melhor amiga que tens na vida é a Inês. E tudo o resto é bónus. Não quero que penses que vão ser só desilusões. Muitos dos teus amigos dos 13 anos continuam na tua vida e bem presentes! Vais fazer muitos e bons amigos novos, podes ficar entusiasmada com esta.
Vais descobrir um método para parar as dores do periodo, posso já avançar para te poupar sofrimento: Chá de camomila, botija de água quente na barriga, posição fetal enquanto vês uma coisa do futuro chamada tiktoks para te distraíres da dor. Não tomes ben-u-rons antes de comer, isso faz mal. Se estiveres em pânico, liga ao António - ele ajuda sempre.
A entrada de pessoas novas na família nem sempre vai ser fácil, mas posso desde já dizer-te que todas as pessoas que entrarem gostam de ti. E se fizerem os teus pais felizes, isso é o suficiente para teres de fazer um esforço para gostares delas também. Pensa assim: se os teus pais são pessoas incríveis, quem tiver a sorte de estar com qualquer um deles também terá de ser, no mínimo, boa pessoa. E entrar numa família também não é fácil. Não sejas tão territorial. Ah e ainda no âmbito da família: os teus irmãos vão tornar-se verdadeiros amigos, que sorte!!
Vais viajar pelo mundo como sempre sonhaste e - prepara-te - VAIS FAZER O INTERRAIL!!!! Com a Mafalda !!! Eu sei que agora ainda não são muito próximas e até tens um bocado de medo dela mas confia, ela vai-se tornar uma das tuas melhores amigas.
Vais descobrir uma coisa chamada voluntariado que vais amar e vais tomar a decisão maluca de passares meio ano em África a ajudar uma comunidade no combate à desigualdade de género. Podes ficar orgulhosa com esta também.
Por último: não vais, nunca, saber fazer a espargata. Não és flexível, aceita só!
É muita informação de uma vez só, mas acima de tudo o que eu quero que saibas é que estás num bom caminho. Tudo o que sentes agora de assustador é suposto sentires, vai ajudar-te mais tarde. Errámos algumas vezes e certamente continuaremos a errar, mas cada vez menos. Perdemos umas pessoas pelo caminho que nunca pensámos vir a perder. Ganhámos outras que nunca pensámos vir a ganhar. A relação com a família chegada é a única coisa que não mudou. Continuam todos vivos e muito próximos de ti. O amor por eles cresce todos os dias. Conselho: Vai visitar mais vezes os avós.
Há muita coisa que ainda não sabemos nem entendemos. O mundo surpreende-nos pela negativa e positiva todos os dias e a imprevisibilidade das relações humanas cresce exponencialmente. Espero ter ajudado em alguma coisa e peço desculpa por qualquer coisinha mais desagradável, mas é tudo para o teu bem!
Dá um grande beijinho meu aos pais e à Inês (sim, à Inês também vá deixa o orgulho de lado!!)
Com muito amor,
Joana de 2024

Lindo filha, grande exercício de reflexão passado-futura! Ter a capacidade de nos expressarmos, seja de que forma for, é um dom e, de certa foma um alívio, porque conseguimos fazer sair parte do que somos e isso organiza-nos. E conseguir fazê-lo de acordo com as regras e condicionantes da linguagem escrita é muito muito bom, acaba por ser uma forma de arte - justiça seja feita aos escritores.
E a ti - muitos parabéns, texto lindo!❤️