top of page
Buscar

Leve leve

  • jacmoreira2001
  • 3 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

No outro dia o António foi fazer caça submarina com uns rapazes da vila e caçaram vários peixes, incluindo peixe balão (aqui chama-se Bubu).  Os rapazes cozinharam o que caçaram e convidaram-nos para jantar em casa deles. A casa estava impecável. Os Santomenses, apesar de não terem as melhores condições de higiene, são muito limpos e asseados. Deixam sempre os sapatos  à porta de casa, só entramos em casa descalços. As casas são de madeira e elevadas por causa da chuva. Nessa noite estava a chover muito e confesso que tive medo que o teto me caísse em cima, de tão frágil aparentar aquela estrutura. O jantar foi peixe frito com arroz. Estava muito bom, nunca tinha provado peixe balão! Os rapazes estavam muito tímidos no início e fizeram imensa cerimónia. Notava-se que nos queriam agradar ao máximo. Quando se aperceberam de que nós não tínhamos levado água para nós (eles sabem que não bebemos a mesma água que eles - eles bebem água da fonte e nós só bebemos engarrafada) até foram comprar água engarrafada. Muito queridos. Não se falou muito durante o jantar de tanta cerimónia feita, mas depois do jantar convivemos um bocado e dançámos bastante. Eles podem ter falta de muita coisa mas um sistema de som de qualidade não é uma delas. Foi um bom serão.


No dia seguinte combinámos ir surfar com eles. Eu, a Ana e a Clara tivemos aula de surf em 7 ondas. O mar estava pequenino, como eu gosto. A aula foi boa mas quando saímos ficámos 1 hora e meia à espera de uma Hiace/ pick up/ boleia / qualquer coisa que nos levasse de volta para casa. Aqui é tudo muito lento e, não tendo carro, há sempre o risco de ficarmos horas à espera de regressar. É assim. Para eles isto é normal. Para mim é stressante, frustrante e testa a minha paciência. O que é ótimo!! Vou sair daqui com um mestrado em esperar. Leve leve.

Quando finalmente chegámos a casa tivemos uma surpresa. A água não corria na torneira. Tal como acabei de escrever, aqui tudo é muito lento. Ficámos sem água quase 3 dias. Começámos  a tentar resolver o problema assim que começou e só veio cá alguém arranjar a bomba de água passados 2 dias. O mesmo acontece com todos os serviços. Estamos com problemas de internet desde que chegámos e a pessoa responsável por isso não nos atende o telefone todas as 3 vezes por dia que ligamos. No início o fogão não funcionava e até vir cá alguém funcionar tivémos que cozinhar na parte de baixo da casa duarte quase uma semana.  As coisas acabam por ser resolvidas, mas com muita insistência e leva tudo o seu tempo. O lema Santomense “leve leve” também significa isto. Se por um lado têm uma forma tranquila de ver a vida, por outro é tudo muito lento. Atenção: não me estou a queixar. Não tenho coragem de me queixar, visto que a grande maioria destas pessoas não tem água corrente em casa, nem internet, nem um fogão de jeito. No fundo estas falhas cá em casa apenas fazem com que experienciemos um pouco da realidade das pessoas de cá por breves momentos. Tomei banho durante 2 dias com garrafas com água que fui buscar à fonte. Tal como todos eles. A diferença é que para mim isto foi um episódio, para eles é uma vida.

Cá por casa continuamos a dar-nos todos cada vez melhor, tenho muita sorte nas pessoas que estão a viver comigo. Tenho ataques de riso diários, gosto muito deles. 




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Xaué

Já está. Acabou. E parece que não aconteceu. Do nada dou por mim aqui, no aeroporto de Luanda a apanhar a seca da minha vida numa escala...

 
 
 

4 comentários


marioamoreira
06 de out. de 2024

Alô filha,

As belas experiências continuam.

Saber viver com contrariedades e fora da zona de conforto é um teste. E uma aprendizagem.

No fundo temos é de escolher se aquilo que está a faltar é mais ou menos importante do que aquilo que temos.

(a foto do peixe frito parece um bocado esturricado mas acredito que estivesse bom😉).

E pela tua descrição o acolhimento, as paisagens e as vivências superam em muito a falta do duche. 😃

Espero por mais notícias e novos relatos.

Beijoka.

Curtir
jacmoreira2001
10 de out. de 2024
Respondendo a

É isso mesmo!

Curtir

Ana Rita Moreira
Ana Rita Moreira
06 de out. de 2024

Aprende as receitas e as ervas que eles usam, para depois cozinhares cá.

Curtir
jacmoreira2001
10 de out. de 2024
Respondendo a

Tenho estado a escrever!

Curtir
bottom of page